quinta-feira, 23 de maio de 2013

 O continente europeu


 Descrições do continente: A Europa é um continente pequeno, que ocupa apenas 7% das terras emersas do planeta.
 Os países, porém, que apresentam grandes contrastes físicos, com diferentes paisagens, e enorme diversidade étnica.
 Tradições milenares convivem com os grandes avanços tecnológicos da humanidade. A cultura desse continente influenciou o mundo inteiro. 

Aspectos Naturais: De mais de 75% das terras são planas, possui 3 tipos de relevo, Maciços antigos, Planícies centrais e Cordilheiras recentes. Na Europa no norte por conta da latitude, predominam-se clima frio e polar, onde encontra-se Floresta Boreal e Tundra. Na Europa das planícies se destaca o clima temperado oceânico e continental, tem como vegetação Floresta Temperada, o leste há o clima semiárido e as pradarias. Na Europa do sul as temperaturas são as mais altas, verão caloroso e inverno chuvoso, tem como tipos de vegetação, a Vegetação mediterrânea, com vegetais arbóreas e arbustivas, faz partes das regiões montanhosas com clima frio da montanha alta e pela vegetação de altitude.
 Possui Hidrografia com rios e mares enormes e muito densos, podem ser utilizados para navegação, produção de energia, irrigação e comercio. Umas das características desses rios e mares é uma ligação simples entre os países. 
 Mapa do continente europeu:  

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A Europa é um continente situado no hemisfério norte do globo terrestre. Ao norte do continente europeu situa-se o Oceano Glacial Ártico; ao sul os mares Mediterrâneo, Negro e Cáspio, a leste os Montes Urais e a oeste o Oceano Atlântico. Do ponto de vista econômico é o continente mais rico e desenvolvido do mundo.
    - Os dois menores países da Europa são: Vaticano (0,4 km2) e Mônaco (1,95 km2).

    fonte : http://www.suapesquisa.com/geografia/europa.htm

    Natália de Oliveira. 9°D

    ResponderExcluir
  3. O uso do termo "Europa" desenvolveu-se gradualmente ao longo da história.Na antiguidade, o historiador grego Heródoto provavelmente em referência a mapas de Hecateo de Mileto embora sem o nomear explicitamente, de descreve o mundo como tendo sido dividido em três continentes, sendo eles a Europa, a Ásia e a Líbia (África), com o Nilo e o rio Phasis formando de suas fronteiras, embora também afirme que alguns consideravam o rio Don, em vez do Phasis, como a fronteira entre Europa e Ásia.9 Flavius Josephus e o Livro dos Jubileus descrevem os continentes como as terras dadas por Noé aos seus três filhos, sendo a Europa definida entre as Colunas de Hércules no Estreito de Gibraltar, separando-a da África, e o rio Don, separando-o da Ásia.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Europa

    Eduarda Thais. 9°D n° 04

    ResponderExcluir