Africa - Aspectos Naturais
O continente possui grande notoriedade por conta da presença das savanas, um tipo de vegetação dispersa, composta por árvores de médio porte e campos naturais. As savanas compreendem uma área capaz de oferecer condições de sobrevivência para uma série de mamíferos de grande porte como leões, girafas, rinocerontes e tantos outros. Na região equatorial ocorre a Floresta do Congo, formada por uma mata densa, de grande porte e com enorme biodiversidade, muito semelhante à Floresta Amazônica.
Se por um lado existem as savanas e a floresta equatorial, há também no continente extensas áreas desérticas, em destaque o Deserto do Saara, o Deserto da Namíbia e o Deserto do Kalahari. Local de povos nômades que se estabelecem ao longo dos oásis, os desertos possuem temperaturas que variam muito ao longo de um dia, podendo chegar a mais de 50°C no período de insolação e temperaturas abaixo de zero durante a madrugada. Por ser um recurso tão raro, a água é uma dádiva em áreas secas, e a presença de rios perenes, aqueles que não secam em nenhum período do ano, contribui para a fixação de população nas regiões desérticas. Nesse sentido, o rio Nilo pode ser considerado o melhor exemplo, atravessando as terras secas do Saara e ajudando na fertilização dos solos agrícolas.
Entre os rios importantes estão o Congo, de grande volume de água, o Níger, o Zambeze e o Orange. Como esses rios estão bastante espalhados pelo território africano, podemos dizer que a hidrografia do continente está mal distribuída, comprometendo o abastecimento de água de diversas localidades e agravando as tensões sociais.
Ainda com relação aos seus aspectos naturais, o relevo da África é formado principalmente pelos planaltos. As planícies ocorrem em menor quantidade, sempre contornando o seu enorme litoral e acompanhando o curso de alguns dos seus maiores rios. Na porção leste estão concentradas as montanhas e vulcões, sendo exatamente o trecho que detém o ponto culminante da África, o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, que apresenta 5.895 metros de altitude. Outras duas cadeias montanhosas são a Cadeia Atlas, ao norte, e os Montes Drakensberg, no extremo sul do continente.
Informações praticas:
Relevo: planícies e planaltos,
Hidrografia: Poucos rios, mas extensos, principais são o Nilo, Congo, Zambeze e Níger.
Clima: Equatorial, Tropical, Desértico, Semiárido, Mediterrâneo e Temperado.
Vegetação: Florestas tropicais e equatoriais úmidas, Savanas, Estepes, Campos temperados (pradarias), Vegetação mediterrânea e Vegetação desértica
Marcelo Ximenes 9ºAno D: Entre esses problemas problemas sociais, podem ser citados a fome crônica, a mortalidade infantil e as disputas étnicas, que favorecem a manutenção do subdesenvolvimento socioeconômico por praticamente todo o continente.
ResponderExcluirClima e Vegetação
ResponderExcluirEm função das temperaturas médias anuais elevadas na maior parte da África, suas regiões climáticas estão baseadas principalmente na quantidade e distribuição sazonal de chuvas. Cerca de ¾ do continente são recobertos por climas tropicais, enquanto o restante recebe influência do clima subtropical, mediterrâneo e temperado. No alto das montanhas ocorrem climas frios.
fonte : http://www.brasilescola.com/geografia/aspectos-naturais-Africa-clima-vegetacao.htm
Natália Oliveira 9° D
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO clima europeu caracteriza-se por ser predominantemente temperado. É influenciado por vários fatores: latitude, relevo, maritimidade, Corrente do Golfo e ventos dominantes.Relevo – Apesar das cadeias montanhosas, sua disposição favorece a penetração de ventos predominantes de Oeste, no centro do continente e nas planícies orientais.
ResponderExcluirEduarda Thais 9°D
fonte : http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/geografia/geografia_geral/europa/geral_europa_4_clima_v
A África é um continente com enorme variedade de aspectos naturais, contrastando entre paisagens desérticas e grandes áreas florestadas.
ResponderExcluirRelevo :
Na região oeste até o centro do país encontra-se um vasto planalto com duas importantes cadeias de montanhas. O Karoo que é uma região semi-desértica e a Cordilheira do Drakensberg localiza-se paralelamente a costa oriental.
Vegetação :
A vegetação da África do Sul é bem diversificada. A região oeste e central apresenta pastagens e savanas. Nas áreas de deserto, encontramos as estepes. No sul apresenta-se a vegetação mediterrânea. Há também presença de florestas tropicais, principalmente, nas regiões próximas a rios.
Clima :
O clima predominante na África do Sul é o semi-árido, porém encontramos o clima subtropical na costa oriental do país e o mediterrânico no extremo sul.
Fonte : http://www.suapesquisa.com/paises/africa_do_sul/geografia_africa_do_sul.htm
http://www.brasilescola.com/geografia/aspectos-naturais-Africa-clima-vegetacao.htm
Stefanny Batista 9°D